Itabuna calcula que já aplicou mais de um milhão de reais em reforma de escolas

Escola do bairro Pedro Jerônimo é uma das que receberam investimentos
Ascom/Wilson Oliveira

O Programa de Melhoria da Infraestrutura Educacional desenvolvido desde 2013 pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Educação (SEC), já consumiu recursos próprios da ordem de mais de R$ 1 milhão em reformas, pequenas intervenções e manutenção de escolas e creches da Rede Pública Municipal de Ensino. Até o final de junho, mais duas unidades escolares – Brasília Baraúna, no São Roque, e Pedro Jerônimo, no bairro do mesmo nome – serão entregues totalmente reformadas à comunidade.

Somente neste semestre foram reformadas as escolas Flávio Simões, no bairro da Califórnia; Maria Raimunda Oliveira, no Santo Antônio; Juca Leão, no bairro Manoel Leão; Henrique Dias, no Conceição; Ana Francisca Messias, no bairro de Ferradas; e Genival Correia de Almeida, no Parque Boa Vista. Também passaram por intervenções a Creche Santa Maria Goretti, no bairro da Mangabinha, e duas escolas do campo – a do Assentamento Manoel Chinês e a Escola Filemon Brandão, na Fazenda Nova Esperança.

De acordo com o Setor de Manutenção e Conservação do Patrimônio Público da SEC, na Escola Brasília Baraúna as intervenções incluem reparos no telhado, instalações elétricas e hidráulicas, troca de piso na área externa, recuperação do muro, revitalização da área verde e recreação, bem como pintura interna e externa. Municipalizada no ano de 2006, a unidade escolar atende 290 alunos, nos turnos matutino e vespertino, do 4º e 5º anos finais do ensino fundamental, que residem nos bairros São Roque, Monte Cristo, Novo Horizonte, Fátima II e nos condomínios residenciais Pedro Fontes I e II.

Na Escola Pedro Jerônimo, as obras incluem a reforma total da cozinha e refeitório, retelhamento, manutenção de sanitários, recuperação do muro de proteção, implantação da área de lazer e convivência com jardinagem, além de pintura interna e externa. Inaugurada em maio do ano 2000, a escola atende 315 alunos nos três turnos – matutino, vespertino e noturno – no segmento da educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e no Programa de educação de Jovens e Adultos (Proeja), residentes nos bairros Pedro Jerônimo, São Pedro, Daniel Gomes, Zizo e Maria Pinheiro.

Ao avaliarem a importância das obras para a comunidade escolar, a diretora e o vice-diretor da Escola Brasília Baraúna, Katiuscia Pereira da Silva Araújo e Josuel Leal dos Santos, lembraram que desde que foi municipalizada a escola não havia passado por uma intervenção tão significativa como a que está sendo feita. “Tínhamos problemas seríssimos em relação ao esgotamento sanitário, por exemplo, que há muito vinha se arrastando sem uma solução definitiva. Agora, as obras realizadas pela Prefeitura estão dando uma nova cara à escola e isto é muito importante porque melhora a autoestima de alunos, professores e funcionários, tornando o ambiente escolar mais agradável para todos”, argumentou Katiuscia.